Disciplinas do Bacharelado em Física

O curso de física possui dois enfoques...

Ver também: Bacharelado

Tronco comum

Periodo 1

FIS119 - Física do Mundo Moderno

Ementa

O mundo natural; Os desafios da física moderna: Introdução à física quântica; Bases físicas da moderna tecnologia; Fenômenos coletivos; Introdução à relatividade restrita; Introdução à cosmologia.

Conteúdo Programático

1. Que é a Física e o que é fazer Física? Os desafios da Física no Mundo Atual: o muito grande, o muito pequeno e o muito complexo.
  2. Uma introdução à História da Física Moderna: Da Física Aristotélica à revolução Newtoniana
  3. A natureza da Luz (ondas ou partículas): De Newton Read more about FIS119 - Física do Mundo Moderno

Periodo 2

FIS316 - Física Experimental II

N/A

Ementa: Estados da Matéria. Mecânica dos Fluidos. Oscilador Harmônico Simple, amortecido e Forçado. Ondas Mecânicas e Ondas Sonoras. Temperatura, Calor e Primeira Lei da Termodinâmica. Propriedades dos Gases. Segunda Lei da Termodinâmica. Princípio de Nernst. Teoria Cinética dos Gases.

QUI200 - Química Geral A

N/A

Ementa: Teoria atômica, Propriedades periódicas, Ligações químicas, Reações químicas, Soluções, Esterequimetria, Cinética químicas, Equilíbrio químico, Funções químicas, Gases, Líquidos e Sólidos.

Ver também: periodo 2, Período 2, nao

Periodo 3

FIS317 - Física Experimental III

N/A

Ementa: Resistores, associação de resistores, associação de capacitores, capacitância e dielétricos, elementos e dispositivos ôhmicos, diodo semicondutor, curvas corrente versus temperatura, circuitos de corrente contínua, circuito RC, circuito RL, circuitos de corrente alternada, magnetostática, campo de um condutor retilíneo, campo de uma bobina, força magnética entre condutores, condutividade elétrica de sólidos, indução magnética, medida da indutância

MTM125 - Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias

N/A

Ementa:  Métodos elementares;  - Equações diferenciais com coeficientes constantes;
  - Existência e natureza das soluções;   - Aplicações;   - Equações diferenciais lineares;   - Soluções em séries de potências;   - Transformadas de Laplace;   - Métodos elementares.

Ver também: periodo 3, nao

Período 4

FIS301 - Física Computacional I

N/A

Objetivo:Introduzir o aluno no universo da computação científica, ressaltando o uso do computador na resolução de problemas de física. Apresentar métodos numéricos básicos, sua implementação computacional, suas propriedades e capacidades na resolução de problemas do curso de física. A ênfase é dada a métodos oriundos de física matemática, análise numérica e computação, com forte embasamento matemático e estatístico.

Ementa: Análise de Experimentos e Ajuste de Curvas com Aplicações, Integração Numérica e Aplicações, Solução Numérica de Equações Ordinárias e Read more about FIS301 - Física Computacional I

FIS304 - Termodinâmica

N/A

Ementa: Leis da Termodinâmica. Funções e Grandezas Termodinâmicas. Termodinâmica das Transformações de Fase. Grandezas Parciais Molares. Equilíbrio de Fases. Diagramas de Fases. Termodinâmica Estatística. Termodinâmica das Superfícies.

A disciplina FIS304 é oferecida para graduação em física. É uma disciplina teórica, isto é, sem aulas de laboratórios.

Enfoque em física aplicada

Período 5

FIS522 - Estrutura e Propriedades de Cerâmica

N/A

Ementa: Ciência e Tecnologia Cerâmica. Estruturas de Materiais Cerâmicos. Materiais Cerâmicos Amorfos. Defeitos e Difusão. Superfícies e Interfaces. Diagramas de Fases. Microestruturas de Cerâmicas. Propriedades Térmicas e Comportamento a Temperaturas Elevadas. Propriedades Mecânicas e Termomecânicas. Propriedades Elétricas. Propriedades Magnéticas. Propriedades Químicas. Aplicações Nucleares

Periodo 6

Periodo 7

FIS621 - Processamento de Cerâmicas

N/A

Ementa: Estrutura e caracterização físico-química de pós cerâmicos; Conformação fluida e plástica; Crescimento de grão e sinterização; Fusão de vidros e vitrificação; Desenvolvimento de microestruturas cerâmicas; Processamento de cerâmicas avançadas; Automação e controle de qualidade no processamento cerâmico

FIS630 - Física Experimental Avançada I

N/A

Ementa: Instrumentação eletrônica (fontes, multímetros, osciloscópios etc.); Espectrofotômetros; Análise de circuitos (conceitos básicos, análise de malhas, estudos de redes, circuitos de ressonantes, pontes de indutância e de Wheastone, filtros etc.), radiação térmica e o postulado de Planck (radiação do corpo negro, Lei de Stefan-Boltzaman, Lei de Wien etc.), Propriedades corpusculares da radiação (efeito fotoelétrico, produção de raios x etc.), Propriedades ondulatórias das partículas (difração de elétrons), Estados de energia (experimento de Frank e Hertz), Determinação da constante e/ Read more about FIS630 - Física Experimental Avançada I

Periodo 8

Enfoque em física básica

Periodo 5

Periodo 6

FIS831 - Teoria da Relatividade

N/A

Ementa: Princípios da Relatividade Restrita. Eletrodinâmica Relativística. Incompatibilidade entre a Relatividade Restrita e a Gravitação Clássica. Introdução à Relatividade Geral. Relatividade especial.   Análise vetorial em relatividade especial.   Análise tensorial em relatividade especial.  Fluidos perfeitos em relatividade especial.  Variedades curvas.  Física em um espaço-tempo curvo.  As equações de campo de Einstein.  Soluções esféricas para estrelas.  Geometria de Schwartzchild e buracos.

Periodo 7