Mestrado

O Departamento de Física participa do mestrado profissional em ensino de ciências (MPEC) e do mestrado acadêmico em física dos materiais (FIMAT).

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
VISITE O WEBSITE DO PROGRAMA

O curso se destina essencialmente ao desenvolvimento profissional de professores de Física, Química e Biologia que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior, e tem como objetivo qualificar esse profissional, tornando-o mais capaz de refletir e repensar sua prática docente, reorientando-a nos aspectos que forem necessários. Nesse sentido, seu foco se encontra na ampliação dos conhecimentos científicos, no aprofundamento dos saberes didático-pedagógicos e no desenvolvimento da autonomia e da reflexão sobre a própria prática.


Mestrado Acadêmico em Física dos Materiais
VISITE O WEBSITE DO PROGRAMA

O Programa de Mestrado em Física de Materiais visa consolidar a formação em Ciências aos alunos de graduação em Física e Química através de um modelo diferenciado no estado de Minas Gerais apresentando aos seus estudantes os aspectos fundamentais da área de Ciência de Materiais sem desconsiderar a possibilidade de uma formação sólida mais específica. Tal modelo baseia-se na oferta de disciplinas obrigatórias fundamentais à área de Ciência de Materiais  em paralelo ao oferecimento de disciplinas eletivas que permitirão ao aluno a formação sólida em Física de Materiais, ou Física da Matéria Condensada, com direcionamento a sua linha de pesquisa. Não obstante a implementação desse modelo, a proposta visa ainda incentivar a realização de trabalhos de pesquisa de caráter científico-inovador com ênfase em áreas de fronteira do conhecimento, como sistemas nanoestruturados, ligas metálicas, materiais híbridos orgânico-inorgânicos, cristais iônicos e moleculares, materiais cerâmicos funcionais e materiais semicondutores orgânicos e inorgânicos.

Ver também: Pós-graduação