Professores

Thonimar Alencar

Thonimar Alencar

Thonimar V. Alencar graduou-se em Física no ano de 2008 pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), concluiu em 2010 o Mestrado em Física e, em 2014, o Doutorado em Ciências com ênfase em Física. Nesta ocasião, implementou técnicas de espectroscopia resolvida no tempo de femtossegundos e de microscopia óptica não-linear no Laboratório de Biofotônica da UFMG. Atualmente, Alencar é Professor Adjunto do Departamento de Física da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Sua pesquisa inclui a caracterização óptica de nanoestruturas como pontos quânticos, nanobastões e materiais bidimensionais.

Contact Information

Universidade Federal de Ouro Preto
Instituto de Ciências Exatas e Biológicas
Departamento de Física - ICEB

Fernando Gabriel Silva Araújo

Fernando Gabriel Silva Araújo

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), com Estágio Doutoral de 2 anos na Universidade da Flórida. Realizou pós-doutorado em síntese hidrotérmica, no CETEC (1994) e em reciclagem de materiais, na USP (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Cerâmicos, Geometalurgia e Metalurgia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: titanato de bário, síntese hidrotérmica, reciclagem, indução eletromagnética, geometalurgia e análise de materiais.

Contact Information

Websites

Ana Paula Moreira Barboza

Ana Paula Moreira Barboza

Bacharel em Fisica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Fez mestrado (2008), doutorado (2012) e pós doutorado nessa mesma universidade. Tem experiência na área de ensino de física experimental e Microscopia de Varredura por Sonda (SPM), com ênfase em caracterização eletromecânica de nanoestruturas utilizando diferentes técnicas de SPM.

Contact Information

Websites

Ronaldo Junio Campos Batista

Ronaldo Junio Campos Batista

Possui graduação (2001), mestrado (2003) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) com estágio sanduíche na Universidade de Cambridge (2004-2005). Atualmente, é professor da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na investigação da propriedades de eletrônicas, de transporte eletrônico, magnéticas e estruturais de nanotubos, grafeno, fulerenos, nanopartículas metálicas, superfícies, interfaces, polímeros e junções moleculares por meio de cálculos de primeiros princípios e dinâmica molecular usando potenciais empíricos.

Contact Information

p: +55 31 3559-1679

Américo Tristão Bernardes

Américo Tristão Bernardes

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1977), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1989). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Colônia, Alemanha, em 1995. Foi membro da Câmara de Ciências Exatas e Materiais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, tendo sido seu coordenador entre 2005-06. Foi diretor do Departamento de Infraestrutura para Educação a Distância do MInistério da Educação entre 2003-04. Foi membro do Conselho de Administração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa entre 2003 e 2009 e Chefe do Centro de Capacitação do Inmetro entre 2007 e 2012. É professor Associado da Universidade Federal de Ouro Preto, exercendo atualmente a direção do Departamento para Inclusão Digital do Ministério das Comunicações. Pesquisa em Mecânica Estatística, com ênfase em Sistemas Complexos, tendo como linhas: problemas biologicamente motivados, economia e sociologia; simulações em materiais não homogêneos (granulares, fibrosos). Coordenou projetos de inclusão digital e de educação a distância, com ênfase no uso de modernas tecnologias de informação e comunicação.

Contact Information

p: +55 31 3559 1674

Websites

Rodrigo Fernando Bianchi

Rodrigo Fernando Bianchi

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo - USP (1995), mestre (1997) e doutor (2002) em Ciência e Engenharia de Materiais pela USP, doutorado sanduiche na University of North Carolinha at Chapel Hill, EUA (2000), pós-doutorado no Instituto de Física de São Carlos - USP (2002-2006) e pesquisador visitante do Departament of Electrical Engineering and Computer Sciences da Universidade da California em Berkeley, EUA (2011-2013). Foi docente do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP (2004-2006), membro da Câmara de Ciências Exatas e Materiais da Fapemig (2011-2012) e Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo da UFOP (2013-2014). É Professor Associado do Departamento de Física da UFOP, Bolsista de Produtividade do CNPq, Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais - SBPMat, Professor Permanente dos Programas de Pós-Graduacão em Engenharia de Materiais e de Ciências: Física de Materiais da UFOP e Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento UFOP. Possui mais de 60 artigos publicados, 05 patentes nacionais e 02 PCTs. Orientou 05 doutores, 12 mestres e mais de 30 ICs e TCCs. Recebeu o prêmio de destaque científico do ICEB-UFOP em 2011, 02 prêmios nacionais de inovação tecnológica, 03 prêmios estaduais de pesquisa científica e 02 prêmios regionais de inovação. É sócio fundador da empresa Lifee - Tecnologia em Favor da Vida, e membro da SBF, da SBPMat, do MRS, da NY Academy of Science e da ANPEI. Tem experiência em empreendedorismo e na área de Física de Materiais, atuando principalmente na pesquisa de filmes finos e dispositivos eletrônicos orgânicos

Contact Information

p: +55 31 3559-1742 / 1667

Websites

Armando Brizola

Armando Brizola

Possui mestrado em Física - Departamento de Física (1998) e doutorado em Física teórica pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG (2003). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física das Partículas Elementares e Campos, atuando nos temas: métodos de renormalização e grupo de renormalização em teorias quânticas de campos. Tem como tema de interesse, em projetos de extensão, a área de construção de instrumentos on-line para ensino, interação e comunicação para o meio acadêmico universitário. É criador e gestor da ferramenta Aulas & Cia (www.aulasecia.com) e coordenador do projeto TREX: um jogo on-line para ensino de conceitos científicos para alunos universitários. Tem interesses em programação PHP/MySQL/XHTML/CSS, ferramentas on-line para ensino, Teorias Formais (lógica) e estudos em Física-matemática

Websites

Marcos Moraes Calazans

Marco Cariglia

Marco Cariglia

Possui graduação em Fisica - Università degli Studi di Padova (2001), mestrado em Certificate of Advanced Study in Mathematics - University of Cambridge, Dept of Applied Mathematics & Theoretical Physics (2002) e doutorado em Fisica - University of Cambridge, Dept of Applied Mathematics & Theoretical Physics (2005). Trabalhou em UBS London (2005-2008), Credit Suisse London (2008-2010) e Deutsche Bank London (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Física e Matemática Financeira, com ênfase em Geometria Diferencial, Relatividade Geral, Sistemas Integráveis. Principais temas de atuação: Simetrias escondidas da dinâmica e sistemas integráveis, equação de Dirac, buracos negros rotantes, supercondutividade, supergravidade, cancelação de anomalias.

Contact Information

Alcides Castro e Silva

Alcides Castro e Silva

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é professor adjunto 2 da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Sistemas Complexos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas complexos, networks, auto-organização, redes complexas e caos. Atualmente trabalha com biofísica computacional e faz parte do NUPETUR (Núcleo de Pesquisas em Turismo), aplicando conceitos de redes no turismo.

Contact Information

p: (031)3559-1687

Thiago Cazati

Thiago Cazati

Bacharel em Física pelo Instituto de Física de São Carlos-USP (2000), mestrado em Ciências e Engenharia de Materiais pelo Instituto de Física de São Carlos (2003) e doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pelo Instituto de Física de São Carlos (2007). Pós doutorado pela Universidade de Durham, Durham, UK (2008). Atualmente é Professor Adjunto IV do Departamento de Física da Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo das propriedades Ópticas e Elétricas de filmes finos de materiais orgânicos semicondutores, caracterização e fabricação dispositivos Optoeletrônicos de materiais orgânicos, em particular os fotovoltaicos (OPVs) e estudo das propriedades de transporte de cargas fotogeradas em dispositivos orgânicos. Outra linha de pesquisa envolve espectroscopia de sistemas orgânicos conjugados, onde utiliza-se absorção, fotoluminescência e espectroscopia ultra-rápida para investigar a fotogeração de portadores de cargas, fenômenos de transferência de energia e relaxação energética.

Contact Information

Sala 70
p: +55 31 3559-1677

André Barros Cota

André Barros Cota

Possui graduação em ENGENHARIA METALÚRGICA pela Escola de Minas (1982), mestrado em Física Aplicada pelo Instituto de Física de São Carlos (1989) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). É professor titular da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Estrutura e Propriedades dos Metais e Ligas, atuando principalmente nos seguintes temas: cinética, transformação de fases, textura cristalográfica, propriedades magnéticas, relação entre microestrutura e propriedades mecânicas. É professor permanente do programa de pós-graduação em Engenharia de Materiais/REDEMAT. Coordenou o NIT da UFOP de 02/2005 a 02/2013. De 02/2005 a 08/2009 e de 03/2011 a 02/2013 foi pró-reitor adjunto de pesquisa e pós-graduação a UFOP. De 08/2009 a 03/2011 foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFOP.

Contact Information

Websites

Edson José de Carvalho

Edson José de Carvalho

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Engenharia Elétrica também pela UNICAMP (2008). Atuou como Fìsico na Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncroton (ABTLus - LNLS). Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Física da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Tem desenvolvido suas atividades de pesquisa e instrumentação em temas multidisciplinares ligados a Física e a Engenharia, seus principais temas de atuação são: Óptica, Óptica Difrativa, Holografia e Interferometria, Cristais Fotônicos, Litografia, Microfabricação e Tecnologia Liga, Microeletrônica, Dispositivos de Emissão de Campo, desenvolvimento de instrumentação científica para caracterização de materiais por absorção de raio-X em modo dispersivo.

Contact Information

Websites

Alan Barros de Oliveira

Alan  Barros de Oliveira

Possui graduação em Física/Bacharelado pela Universidade Federal da Bahia (2001), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Equação de Estado, Equilíbrio de Fases e Transições de Fase, atuando principalmente no seguinte tema: water anomalies, phase transition, criticality.

Contact Information

Universidade Federal de Ouro Preto
Instituto de Ciências Exatas e Biológicas
Departamento de Física
ICEB I, Sala 70
Ouro Preto, MG - Brazil. 35400-000.
p: +55 31 3559 1677

Djalma Nardy Domingues

Carlos Joel Franco

Professor Associado IV
Chefe do Departamento de Física
carlos

Possui Doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985). Graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Ouro Preto. Na área de Pesquisa tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em no estudo Materiais Dielétricos e suas propriedades elétricas, térmicas e estruturais, atuando principalmente nos seguintes temas: a) Crescimento de Cristais por Solução; b) Ferroeletricidade; c) Transições de Fases Estruturais; d) Ressonância Paramagnética Eletrônica; e) Análise Térmica; f) Espectroscopia Raman e Infravermelho e g) Microscopia Ótica e de Força Atômica. Na área de Ensino atuo como professor de disciplinas de Física Geral voltadas para as áreas de Engenharias e disciplinas específicas do Bacharelado e Licenciatura presencial em Física. Na educação à distância atuo em programas de formação de professores do ensino fundamental e médio. Na área de Extensão atuo junto a professores da rede pública com projeto na área de crescimento de cristal com o objetivo de despertar nos alunos do ensino fundamental e médio o interesse pelas áreas científicas e tecnológicas. Atualmente estou com um livro para ser impresso na gráfica da UFOP sobre cristais e sua produção e utilização. Atuo como avaliador institucional e de cursos de graduação presencial e à distância do MEC/INEP. Sou avaliador de trabalhos do SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física.

Contact Information

Websites

Michele Hidemi Ueno Guimaraes

michele

Professora assistente da Universidade Federal de Ouro Preto. Foi professora visitante da Universidade Federal do ABC - área Ensino de Física (2016). Possui pós-doutorado pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2016) e pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2014-2016). Durante o ano de 2015, realizou estágio pós-doutoral em Psicologia Clínica no Établissement Public Spécialisé en Santé Mentale de Ville-Evrard - Paris e em Ciências da Educação na Université Lumière Lyon 2 - Lyon, França. Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2013), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e licenciatura plena em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Sua pesquisa é na área de Formação de professores de Ciências, atuando no Ensino de Física e Atividade Investigativa e na interface Psicanálise e Ensino de Ciências. Tem experiência na área das Ciências exatas, lecionando disciplinas de Física teórica e experimental.

Websites

Guilherme da Silva Lima

Guilherme da Silva Lima

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), atualmente cursando o doutorado em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Tem experiência na docência em ensino superior e médio e pesquisa na área de Divulgação Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, interação verbal, dialogia e ensino de física.

Contact Information

Augusto César Lobo

Possui Bacharelado em Física pelo Instituto de Física-USP (1987) e Doutorado em Física pelo Instituto de Ciências Exatas-UFMG (1997). Atualmente é professor Associado do Departamento de Física da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Física Teórica, com ênfase em Métodos Matemáticos da Física e Fundamentos da Mecânica Quântica, atuando principalmente nos seguintes temas: informação quântica, mecânica quântica finita, mecânica quântica no espaço de fase e o espaço de fase finito. Mais recentemente tem investigado os conceitos de Valores Fracos e Variáveis Modulares na Mecânica Quântica e a relação destes com a questão do tempo e o espaço como fenômenos emergentes.

Contact Information

p: +55 31 3559-1683

Websites

Romuel Figueiredo Machado

romuel

Possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal de Sergipe (1991), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando principalmente nos seguintes temas: física de sistemas biológicos, dinâmica não linear, fractais, ecologia teórica e simulação via campo de fase de solidificação de ligas metálicas

Websites

Taise Manhabosco

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2002), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2005), doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2009), pós-doutorado pela Université de Bourgogne(2012) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2009). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Ouro Preto, Revisor de periódico da ACS Applied Materials & Interfaces, Revisor de periódico da Surface & Coatings Technology, Revisor de periódico da Ionics (Kiel), Revisor de periódico da The Journal of Physical Chemistry. A, Revisor de periódico da Corrosion Science, Revisor de periódico da Tribology Letter e Revisor de periódico da Materials Science in Semiconductor Processing. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica. Atuando principalmente nos seguintes temas:AFM, corrosão, desgaste, DLC (Diamond-like Carbon), Electrodeposition e líquidos orgânicos.

Contact Information

Sala: 66
p: +55 31 3559-1675

Matheus J. S. Matos

Professor Adjunto A
Matheus   J. S. Matos

Possui graduação em Bacharelado em Fisica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007), mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009/2014) e foi bolsista de pós-doutorado da Universidade Federal de Minas Gerais/CAPES (2014-2015). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Física da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos de primeiros princípios (DFT), dinâmica molecular, interações de van der waals, estudo de nanoestruturas como nanotubos, grafeno e C60 e materiais bidimensionais.

Agenda de Atividades na UFOP

Contact Information

Professor Adjunto
Universidade Federal de Ouro Preto
Instituto de Ciências Exatas e Biológicas
DEFIS - Departamento de Física - Sala 78
p: +55 31 35591678

Maria Auxiliadora Neves Nogueira

Possui Graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1978), Mestrado em Ciências Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e Doutorado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em materiais cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: difusão catiônica e aniônica, varistor, contorno de grão, óxido de zinco e traçador radioativo.

Contact Information

Maria Eugênia Silva Nunes

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é Professora Adjunta II da Universidade Federal de Ouro Preto. Áreas de atuação: Termodinâmica de Spins, Modelagem de Sistemas Biológicos e Ensino de Física

Contact Information

Websites

Cassiano Rezende Pagliarini

Professor Adjunto A
cassiano
Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e mestre em Física pela USP (2007), atuou como professor no ensino fundamental e médio (matemática e física) em escolas públicas e particulares (2007 a 2011), bem como no ensino superior (2013 em diante). É também licenciado em Física pela UNICAMP (2011), doutor em Ensino de Ciências pela mesma instituição (2016) e realizou estágio Pós-Doc no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP (Bauru). Atualmente, é docente do Departamento de Física da UFOP e atua na área de pesquisa em ensino de física, com interesse nos seguintes temas: história e filosofia das ciências, linguagem e discurso, cultura e epistemologia, ficção e divulgação científica, ensino de física moderna e contemporânea.

Contact Information

Genivaldo Júlio Perpétuo

Genivaldo

Professor associado da Universidade Federal de Ouro Preto (1999), Departamento de Física – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas. Doutorado (1998) em Física pela Freie Universität Berlin, Alemanha; pós-doutoramento (2006) na Polska Akademia Nauk, Polônia. Pesquisador e orientador no programa de pós-graduação Rede Temática em Engenharia de Materiais. Membro do Conselho da Associação Brasileira de Cristalografia. Áreas de atuação: Física, Ciência dos Materiais e Química Bio-inorgânica, com ênfase em Estrutura de Líquidos e Sólidos – Cristalografia. Linhas de pesquisa: Estrutura e Propriedades de Cristais Iônicos e Moleculares, Modelagem Molecular.  

 

Contact Information

Websites

Carlos Felipe Saraiva Pinheiro

Carlos Felipe Saraiva Pinheiro

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de São Carlos (1994), mestrado em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Ciência Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas complexos, simulação computacional, modelagem de sistemas biológicos e ecologia, redes complexas, redes sociais, modelos de rede aplicados a materiais, simulação de Monte Carlo para sistemas binários em solução. Fez pós-doutorado pelo PNPD no grupo de Sistemas Complexos no Instituto de Física da UFF e um segundo pós-doutorado no CDTN/MG pelo PNPD trabalhando com simulação de Monte Carlo em problemas de transporte de radiação para sementes de braquiterapia. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Física da Univ. Federal de Ouro Preto.

Contact Information

Websites

Bruna Bueno Postacchini

Bruna Bueno Postacchini

Bruna Bueno Postacchini graduou-se em Física (2001) pela Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado em Ciências (2003) em Ciências também pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP-USP) e doutorado (2009) em Física com ênfase em Física Aplicada pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) com estágio sanduíche na University of Durham ? Inglaterra (2008). É docente (adjunto IV) na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP atuando nessa instituição desde 2009. Coordena o Laboratório de Fotofísica Molecular (criado em 2013) o qual conta com um espectrômetro de fluorescência resolvida no tempo com resolução temporal de centenas de Pico segundos. Atua no estudo de Processos Fotofísicos (luminescência, absorção, tempos de vida do estado excitado, transferência de energia ressonante) de moléculas orgânicas eletroativas tais como clorofila, ftalocianinas e outros derivados de porfirina com aplicação em dispositivos conversores de energia, sensores, chaveamento ótico e terapia fotodinâmica.

Contact Information

p: +55 31 3559-1676

Julio Cesar Siqueira Rocha

Professor Adjunto A
Universidade Federal de Ouro Preto
Julio
Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), mestrado em fisica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor adjunto a da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: transições de fase, análise de zeros de Fisher, propriedades mecânicas de polímeros e modelos de sistemas magnético, em particular de nanopartículas. 

Contact Information

Universidade Federal de Ouro Preto
Instituto de Ciências Exatas e Biológicas
DEFIS - Departamento de Física - Sala 77
  •  
  • 1 de 2
  • »