Inscrições para Monitoria - DEFIS

Junho 9, 2021

Inscrições para Monitoria - DEFIS

Em acordo com o Edital PROGRAD Nº 28, de 29 de abril de 2021, que dispõe sobre o Programa de Monitoria da UFOP a ser aplicado nos campi de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade no 2º semestre letivo de 2020, estão abertas as inscrições para estudantes interessados em serem monitores em disciplinas de graduação oferecidas pelo Departamento de Física (DEFIS) do ICEB. A seguir, informações sobre o processo de seleção.

1. DAS INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio deste formulário. O período de inscrição será do dia 09/06 ao dia 16/06. Para participar do processo de seleção é necessário o preenchimento deste formulário, anexando: (1) comprovante de identidade; (2) atestado de matrícula do semestre vigente; e (3) histórico escolar.

2. DOS REQUISITOS
O(A) candidato(a) interessado(a) em ser admitido(a) no Programa de Monitoria da UFOP deve atender aos seguintes requisitos: (1) Ter concluído a disciplina objeto da seleção [ou disciplina equivalente, conforme seção 7. DISPOSIÇÕES FINAIS], com nota igual ou superior a 7,0 (sete); (2) Ter disponibilidade de tempo para cumprir carga horária de 15 horas semanais; (3) Não usufruir de qualquer tipo de bolsa ou desenvolver atividade remunerada para a qual já exista alguma legislação restritiva na Universidade.

3. DO VALOR DA BOLSA
As atividades de monitoria serão desenvolvidas no 2º semestre letivo de 2020, de forma remota, com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, durante os meses de junho, julho e agosto de 2021. O valor mensal das bolsas de monitoria é de R$300,00 (trezentos reais) e serão pagas da seguinte forma:
-meia bolsa (R$150,00) referente ao mês de junho/2021;
-uma bolsa (R$300,00) referente ao mês de julho/2021;
-uma bolsa (R$300,00) referente ao mês de agosto/2021.

4. DAS VAGAS
A distribuição de bolsas, considerando a cota destinada ao DEFIS pela PROGRAD, foi estabelecida visando à redução na taxa de reprovação nas disciplinas oferecidas pelo DEFIS com grande número de estudantes matriculados. As disciplinas que serão assistidas e o número de vagas para monitores bolsistas são:
- FIS106 Fundamentos de mecânica: uma vaga bolsista remunerado e uma vaga bolsista voluntário;
- FIS107 Fundamentos de termodinâmica: uma vaga bolsista remunerado;
- FIS108 Fundamentos em fluidos, oscilações e ondas: uma vaga bolsista remunerado;
- FIS109 Fundamentos do eletromagnetismo: uma vaga bolsista remunerado;
- FIS214 Mecânica racional: uma vaga bolsista remunerado e uma vaga bolsista voluntário;
- FIS700 Física térmica e ondulatória: uma vaga bolsista remunerado;
- FIS701 Física geral: uma vaga bolsista voluntário;
- FIS308 Física teórica IV e FIS110 Fundamentos de óptica e quântica: uma vaga bolsista remunerado e uma vaga bolsista voluntário;

5. DA SELEÇÃO:
O processo de seleção e classificação dos(as) candidatos(as) inscritos(as) ocorrerá de acordo com os critérios estabelecidos pelos respectivos supervisores, que são:
- Ive Silvestre de Almeida - FIS106;
- Junior Diniz Toniato - FIS107;
- Melissa Fabíola Siqueira Savedra - FIS108;
- Américo Tristão Bernardes - FIS109;
- Thonimar Vieira de Alencar Souza - FIS308 e FIS110;
- Augusto Cesar Lobo - FIS214;
- Alcides Castro e Silva - FIS700 e FIS701;

6. DISPOSIÇÕES FINAIS
Monitores bolsistas de semestres anteriores, caso se interessem, também deverão participar do processo de seleção. São aceitas inscrições de estudantes de qualquer campi (não haverá qualquer atividade presencial). Para efetuação do cadastro e pagamento da bolsa, os(as) candidatos(as) selecionados(as) devem atualizar os dados bancários no Sistema MinhaUFOP. O início das atividades será dia 21/06.

A fim de esclarecimento, cada grupo listado a seguir é composto de disciplinas consideradas equivalentes:
- FIS106, FIS305, FIS130
- FIS107, FIS108, FIS306, FIS131
- FIS109, FIS307, FIS132
- FIS110, FIS308, FIS133
Casos omissos serão avaliados pela Comissão de Monitoria.

Dúvidas devem ser encaminhadas aos membros da Comissão de Monitoria do DEFIS:
Prof. Augusto (lobo@ufop.edu.br)
Prof. Cassiano (pagliarini@ufop.edu.br)