Ementa: Processos de ensino, aprendizagem e dinâmica de sala de aula. Interação professor-aluno. Estudo das teorias e processos de aprendizagem e suas articulações com a situação de ensino. Aspectos sociais implicados na dinâmica ensino-aprendizagem: noções de papéis, de normas, de grupos e de instituições sociais (contexto sócio-cultural). A instituição escola e o professor como agentes de socialização. Educação especial.
Ementa: Analisar a relação entre educação e sociedade, bem como sobre a educação e a sociologia. Esboçar uma “retrospecção histórico/sociológica” sobre os desenvolvimentos dos estudos de sociologia da educação em sentido amplo. Situar historicamente a educação enquanto objeto das Ciências Sociais brasileiras.
Ementa: Visão histórico conceitual da psicologia como ciência e sua contribuição à área educacional. Estudo das principais teorias da aprendizagem de base empirista, racionalista e interacionista. Teorias psicológicas do desenvolvimento afetivo, cognitivo e social e suas aplicações na prática pedagógica. Processos de desenvolvimento e suas implicações na aprendizagem
Ementa: Políticas e planos educacionais no Brasil. História e política da organização dos sistemas de ensino, considerando as particularidades nacionais e os contextos internacionais. Características da instituição escolar no contexto socioeconômico cultural brasileiro: objetivos, finalidades, organização, recursos humanos e materiais. Gestão do tempo e do espaço na organização da escola face à legislação. A gestão educacional e o projeto político da escola
Ementa: Organização do trabalho pedagógico/ didático no contexto das diferentes tendências pedagógicas. O trabalho coletivo como princípio do processo educativo. A relação pedagógica e a dinâmica professor-aluno. Organização do trabalho pedagógico escolar (planejamento e avaliação).
Ementa: Disciplina obrigatória do curso de filosofia. Trata-se de uma introdução à filosofia da ciência por meio de aulas expositivas, leitura de textos e discussões de questões epistemológicas e metafísicas sobre a ciência.
Ementa: Constituição da história da educação enquanto disciplina escolar e campo de conhecimento. A educação no contexto da história da sociedade ocidental. Os marcos e contextos que caracterizam o processo histórico da educação no Brasil. A função da educação na sociedade brasileira.
Ementa: A ciência e o método científico. Fundamentos teóricos e metodológicos da investigação científica. Estratégias metodol processamento e análise de dados. Elaboração e apresentação de trabalhos científicos.
Ementa: Aplicações da Integral; Integrais Impróprias; Sequências e Séries Infinitas; Aproximações de Funções por Polinômios; Funções Reais de Várias Variáveis.”