Projetos de extensão

O que é?

A Extensão Universitária, sempre associada ao Ensino e à Pesquisa, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade.
Extensão Universitária denota também prática acadêmica com vistas à promoção e garantia dos valores democráticos, da equidade e do desenvolvimento da sociedade em suas dimensões humana, ética, econômica, cultural, social.

(Conceito estabelecido pelo Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras a partir de debates nos 27º e 28º Encontros Nacionais, realizados em 2009 e 2010.)

 

 

 

Projetos em Andamento no DEFIS

 

Programa: EDUCA-PET

O EDUCA PET é um curso pré-vestibular popular, sem mensalidade (grátis), que tem como objetivo melhorar o desempenho de seus alunos no ENEM para que estes possam vir a pleitear vagas nas Instituições de Ensino Superior, principalmente a UFOP.  Veja mais em: https://educapetintensivao.wixsite.com/educapetsite/aluno e facebook page

Programa: Diversidade, inclusão e mundo do trabalho

Resumo:
Adolescentes de escolas públicas em regiões de vulnerabilidade social muitas vezes não enxergam alternativas de futuro. Suas perspectivas são a exclusão, o que os leva ao abandono ou à desistência. Sucesso é para os outros. Apesar dessa realidade, encantam-se com o mundo da tecnologia e, se devidamente desafiados, podem se envolver em projetos que, a partir de sua identidade comum, de seu universo local, buscam alternativas de atuação para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades e de esforços de fomento local de criação de emprego e renda. Esses projetos, construídos a partir de e para eles/elas, não podem se resumir às clássicas alternativas de alocação de possibilidades de baixo uso de tecnologia ou de pouca integração ao universo das possibilidades de futuro, possibilidades estas reservadas aos profissionais que necessariamente devem ter uma visão ampla de alternativas e habilidades de uso tecnológico. O presente projeto, desenvolvido em escola de Ensino Fundamental da periferia de Nova Lima, busca construir com adolescentes e jovens do Ensino Fundamental alternativas para ações locais de desenvolvimento sustentável. Para isso, serão trabalhados conceitos básicos de metodologias de projetos e de seu desenvolvimento, culminando em projetos que possam ser submetidos a instituições de fomento, a fim de obter financiamento para seu desenvolvimento. O projeto, se bem sucedido e tendo sido validado, poderá ser aplicado em outras escolas ou grupos de jovens, a fim de disseminar essa possibilidadede desenvolvimento e construção de inovações para problemas e demandas locais.

Coordenador: Américo T Bernardes
Participantes: Silvia  Martinez (Médica e Dra. em Educação, assessora da Prefeitura de Nova LIma); Daniela Oliveira e Fĺavia dos Anjos (alunas da Física)

 

Projeto: Ciclos de debates: Ciência e mineração em múltiplas faces

Resumo: Pretende-se promover a reflexão acerca das implicações socioambientais da atividade minerária e do rompimento da barragem de Fundão em Mariana sob a perspectiva da ciência e da tecnologia em seus múltiplos nexos com a totalidade social. Para este fim, serão realizados, junto às comunidades escolares na região atingida, ciclos de debates buscando desenvolver uma visão crítica acerca da ciência e sua suposta neutralidade, e fomentar o protagonismo político, participação crítica e tomada de decisões dos atingidos por meio da produção de conhecimento sobre o fenômeno em sua totalidade social.

Coordenação: Prof. Marcos Calazans

Projeto: Luz, Câmera e... Ciência

Resumo: “Luz, Câmera e... Ciência” é um projeto que visa promover uma maior interação entre a cultura científica e tecnológica e a sociedade. Através de produções cinematográficas que tem como unidade temática a Ciência o projeto busca gerar novas formas de apropriação da cultura científica e tecnológica. Num plano mais amplo, o “Luz,
Câmera e... Ciência” desenvolve ações de divulgação científica para a sociedade ouro-pretana, que por sua vez é capaz de promover o empoderamento social frente a desafios científicos e tecnológicos da contemporaneidade.

Coordenação: Prof. Guilherme da Silva Lima

 

Projeto Antigos do DEFIS

 

Programa: Ciência, Mineração e Sociedade


Resumo: Este projeto pretende promover espaços de socialização de saberes sobre as relações entre ciência, mineração e sociedade, por meio de discussões junto às escolas e comunidades na região atingida pelo rompimento da barragem em Mariana – MG. Os projetos deste programa pretendem fomentar a compreensão da atividade minerária em seus múltiplos nexos com a totalidade social e de concepções de ciência e tecnologia não
neutras e imbricadas sócio historicamente. Em parceria com professores e gestores serão desenvolvidos debates, abordagens inovadoras de ensino e fóruns de participação pública.

Coordenação: Prof. Guilherme da Silva Lima; Prof. MArcos Calazans; Prof. Clarissa Rodrigues (DEQUI).


Projeto: Discutindo a Ciência e a Mineração com a sociedade

Resumo: O projeto Ciência mineração e sociedade visa promover uma maior interação entre a cultura científica e tecnológica e a sociedade. A tragédia ocorrida pelo rompimento da barragem do fundão deixou marcas profundas nos moradores da cidade de Mariana e pela extensão do leito do rio doce. Esse projeto tem como objetivo discutir a ação minerária e seus desdobramentos socioambientais sob a perspectiva da cultura científica e tecnológica, em busca de promover o empoderamento social frente a ações predatórias e negligentes da atividade minerária.

Cordenação: Prof. Guilherme da Silva Lima