PET Fisica - UFOP

O que é o PET (MEC):

O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

Tutores:

Tutor Atual: Edson Jose de Carvalho (2015-atual)
(http://lattes.cnpq.br/3107871334302251)

Ex-Tutor: Silmar Antônio Travain (2006-2014)
(Lattes: http://lattes.cnpq.br/7540097027176957)

Planejamento Anual PETFísica (2020)

Sobre o PET:

Fundamentado nas ações de pesquisa, ensino e extensão este planejamento e a realização das ações nele contidas devem resultar: - na formação sólida e abrangente dos membros do grupo PetFísica; - no desenvolvimento de habilidades de organização, planejamento, oralidade, etc; - na formação social do indivíduo consciente do seu papel social, sobretudo no que se refere as condições de ensino e formação especializada em nosso pais; - na melhora dos cursos de graduação em Física da UFOP, através de ações de acolhimento aos calouros, cursos de formação, atividades de divulgação científica, etc; - na disseminação e evidenciação da relevância das ações realizadas dentro do Programa de Educação Tutorial; - na conscientização da população sobre a importância social atrelada ao desenvolvimento científico; - na conscientização sobre a importância das instituições de ensino superior, sobretudo as públicas, gratuitas e de qualidade; - na contribuição do desenvolvimento social da nossa comunidade em virtude da realização de ações extensionistas.

Para o ano de 2020, as ações do grupo PetFísica foram organizadas em 9 atividades contemplando os pilares do ensino, pesquisa e extensão. Considerando o impacto de um grupo PET junto a um curso de graduação, buscamos planejar ações que contribuem para a formação do discente membro deste grupo, mas que também alcancem os demais discentes propiciando a todos uma formação consistente. Entendemos que a e melhoria na formação juntamente com atividades que esclareçam as oportunidades existentes e as possibilidades de atuação profissional devem contribuir para a redução nos índices de evasão dos cursos de Física. Desta forma, também visa-se contribuir com o aprimoramento de nossa IES. Abrange-se ainda as atividades de pesquisa. Através das atividades que contemplam a leitura de textos científicos, realização de seminários e iniciação científica espera-se aproximar os membros do grupo da produção e difusão do conhecimento científico. O planejamento também considera a importância das ações extensionistas. Em particular, neste próximo ano temos a missão de coordenar o projeto de extensão denominado EDUCAPET, o que trará nossos desafios ao grupo. Com estas atividades, reconhece-se o papel social do programa de educação tutorial e espera-se impactar positivamente na comunidade na qual estamos inseridos.