Descrição: Disciplinas como a Física Teórica I e o cálculo I possuem altos índices de reprovação. Em particular, estas disciplinas são cursadas nos primeiros dois períodos dos cursos de Física por calouros que ingressam no curso com grande defasagem de conhecimento em matemática e física básica. Visando suprir esta laguna, justifica-se a realização de uma atividade que vise dar suporte ao discente e que o ampare ao longo destas disciplinas. Optamos por inserir em nosso planejamento a realização de uma tutoria que será constituída por aulas ministradas ao longo do semestre de forma a complementar os assuntos tratados nos cursos regulares.
Objetivos: Reduzir o índice de reprovação, por parte dos discentes do curso de Física, nas disciplinas de Física I e Cálculo 1. Contribuir para o acolhimento dos calouros e a permanência dos mesmos no curso de graduação em Física, ou seja, reduzir a evasão do curso. Contribuir para a formação dos discentes em disciplinas fundamentais e básicas para as demais disciplinas da grade curricular. Contribuir para a formação dos petianos estimulando o planejamento, organização, oralidade e a prática docente.
Como a atividade será realizada? A atividade será realizada através de aulas semanais, ao longo de toda a extensão da disciplina. Inicialmente, realizaremos um levantamento sobre os tópicos de maior interesse ou que despertem maiores dúvidas. Em seguida, serão ministradas aulas onde se abordará a conceituação teórica, mas será mantido o foco nas aplicações e resoluções de exercícios. Os membros do PetFísica deverão planejar as aulas, preparar o material didáticos e exercícios. Além disso, poderão utilizar diferenciadas metodologias como, por exemplo, a resolução de problemas numéricos utilizando recursos computacionais, utilização de ambientes virtuais, simulações, vídeos, etc.
Quais os resultados que se espera da atividade? Espera-se impactar positivamente na qualidade do curso visto que, com aprendizado sólido em disciplinas fundamentais e com a redução do número de reprovações, certamente os discentes terão melhores condições de êxito nas disciplinas que serão cursadas em seguida. Também espera-se contribuir com a formação dos membros PetFísica envolvidos pois estes terão que desenvolver várias capacidades, como a oratória, planejamento e organização de material, utilização de recursos didáticos, prática docente, etc. Utilizaremos como principal indicador de avaliação as notas dos participantes nos cursos regulares. Manteremos contato com o professor da disciplina e assim, será possível acompanhar o rendimento acadêmico dos participantes em cada avaliação aplicada na disciplina regular. Também lançaremos mão da utilização de um questionário de avaliação e sugestões. Neste, os participantes poderão descrever sua impressão sobre a atividade de tutoria, sua contribuição na compreensão da disciplina regular e, até mesmo, deixar suas contribuições/sugestões para a melhoria desta atividade.