Seminários Científicos

Descrição: O curso de Física e a atuação profissional do seu egresso estão, em grande parte, imersas em um ambiente científico. Neste sentido, as comunicações científicas ocorrem por meio de textos técnicos, como artigos por exemplo. Esta atividade dedica-se a leitura de artigos científicos da área de ciências exatas visando sua interpretação, reconhecer a estrutura de escrita e utilização da linguagem em um artigo científico. Após a leitura haverá a discussão do tema através da realização de um seminário.

Objetivos: Ampliar o conhecimento sobre temáticas de pesquisa científica e inovação tecnológica. Aprender a elaborar artigos científicos com abordagem crítica da literatura nas áreas de ciências exatas, biológicas e de engenharia. Desenvolver as capacidades de organização e oralidade através da realização de seminário. Promover a difusão do conhecimento científico.

Como a atividade será realizada? Semestralmente, cada membro do grupo escolherá um tema, realizará uma revisão bibliográfica sobre o mesmo e apresentará um seminário condensando as discussões presentes nestes textos além das suas próprias argumentações. O discente deverá apontar seu entendimento sobre a bibliografia estudada, considerando seu conteúdo, metodologia, resultados, aplicações e impactos sociais. Após cada seminário, haverá uma seção de discussão sobre a temática apresentada.

Quais os resultados que se espera da atividade? Os alunos devem aprender a interpretar resultados científicos publicados em revistas teóricas e experimentais. Devem também desenvolver o senso crítico. Espera-se com esta atividade impactar positivamente na formação dos membros do grupo. Contudo, espera-se também que a atividade impacte positivamente na melhoria dos cursos de graduação em Física. Os seminários serão divulgados e abertos a participação de toda comunidade o que possibilita uma via de difusão do conhecimento científico. A avaliação se dará através da apresentação dos seminários e das discussões oriundas destes. Também serão considerados parâmetros de avaliação: o número de seminários apresentados, as referências bibliográficas adotadas, a participação nas seções de discussão e a presença/participação do público externo ao grupo PetFísica.

Ver também: Graduação, PET