EDUCAPET

EDUCAPET - Curso Preparatório para o ENEM

 

Descrição: Esta atividade consiste em uma ação coletiva dos grupos PETs na UFOP e que visa ofertar um curso preparatório ao Exame Nacional do Ensino Médio para estudantes do ensino médio da rede pública do município do Ouro Preto. Sua realização se justifica na realização de atividades extensionistas pelos grupos PET e pelo papel social que a proposta cumpre.

Objetivos: Ampliar as ações dos grupos PET impactando positivamente na comunidade onde estão inseridos através de ações extensionistas. Promover o acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade. Estimular a docência, as habilidades relativas à oralidade, planejamento,didática, etc. Estimular o convívio e a interação entre participantes de diferentes grupos PET.

Como a atividade será realizada? : A atividade será desenvolvida através de aulas ministradas pelos petianos que previamente realizarão o planejamento das atividades, a escolha, preparação e produção do material didático a ser utilizado. Além das aulas,o material produzido pelos petianos será disponibilizado aos alunos que cursarão o EDUCAPET através de um Drive virtual. Este material conterá textos de apoio, mídias que abordam os assuntos tratados em aula e atividades avaliativas. O PetFísica ficará responsável por ministrar as aulas referentes aos conteúdos de Física e auxiliar na preparação das aulas referentes ao conteúdo de matemática. Também serão preparadas e aplicadas avaliações simuladas do ENEM, estas serão constituídas de questões oriundas do banco de informações de provas ENEM anteriores a aplicadas aos alunos no mesmo formato da prova real. Além das atribuições descritas acima, o PEtFísica assumirá a coordenação da proposta a ser realizada em 2020. O projeto já foi submetido e aprovado junto a PROEXT.

Quais os resultados que se espera da atividade? Esta atividade deverá gerar resultados positivos em diferentes esferas, na sociedade, no conjunto dos grupos PETda UFOP e nos indivíduos membros de cada grupo. As aulas projetam-se como locais para a socialização dos conhecimentos gerados na universidade que pode cumprir um importante aspecto social a medida que propicia melhores condições de ensino a comunidade e o acesso ao ensino superior público. Os grupos, neste processo de interação, devem tornar-se aptos a organização,planejamento e execução de uma atividade. Seus membros, devem ser estimulados a uma formação sólida, com domínio técnico dos assuntos tratados e consciência de suas responsabilidades sociais. A participação dos membros do PETFÍSICA nesta atividade será avaliada através das reuniões de planejamento,preparação do material didático e das aulas. Além disto, como se trata de um projeto que integra diferentes gruposPET da UFOP, os membros participaram de reuniões conjuntas de planejamento e avaliação da atividade.

 

Ver também: Graduação, PET