Espaço Ciências

Descrição: Esta atividade vem sendo realizada nos últimos anos e tem se mostrado como um espaço de integração dos discentes, membros do PET, demais discentes do curso e discentes de outros cursos. Utilizando da exibição de documentários, séries, filmes com caráter científico ou seminários, promove-se a discussão científica, tecnológica evidenciando os impactos que estas tem na sociedade. Através desta atividade, a curiosidade e o senso crítico são estimulados.

Objetivos: Promover o contato com o universo científico e o método científico, ampliação de conhecimentos, contato com a escrita e a divulgação científica, - estimular nos alunos a oralidade e apresentação em público de suas idéias e interpretações, - desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar - contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação - estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica , - estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior -contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação.

Como a atividade será realizada? Os membros do grupo PetFísica organizarão a exibição e discussão de documentários, filmes, séries de divulgação científica. Também serão realizados seminários visando a discussão de artigos previamente lidos pelos discentes. As atividades deverão ocorrer semanalmente e serão abertas ao público. Com esta atividade espera-se atender demandas por espaços de divulgação e discussão científica dos alunos de graduação e toda a instituição. Com isto, espera-se promover a integração do grupo PET com as atividades do curso de graduação a que este se vincula. Utilizaremos como indicadores de avaliação o número de seções realizadas e o quantitativo de público presente. Também realizaremos uma pesquisa, através de um questionário de satisfação, onde o público poderá apontar sua consideração sobre a importância desta atividade e do tema abordado, além disto, poderá ainda sugerir temáticas e/ou materiais que poderão ser tratados nesta atividade.

Ver também: Graduação, PET