Atividades Formativas

Descrição: Visando propiciar uma formação ampla e sólida, propõem-se uma atividade voltada a realização de cursos de curta e média duração que abordem temas complementares a grade curricular. Em geral, estes temas devem abordar ferramentas úteis na a atuação do profissional em física, tais como: softwares, programação, automação, etc.

Objetivos: Ofertar cursos que visem a formação complementar e ampla dos discentes, tanto membros do programa quanto os demais discentes de nossa IES. Estimular o docência, a capacidade de organização e a oralidade dos discentes que,aproveitando seus conhecimentos próprios, podem compartilhá-los contribuindo para a melhor formação de todos.

Como a atividade será realizada?  A atividade se dará através do planejamento e oferecimento de cursos de formação complementar. Estes cursos serão organizados ou ministrados pelos membros do grupo. A participação será extensiva a discentes que não fazem parte do grupo. Para 2020, planejamos realizar cursos com duração média de 8h/aula visando abordar temas relacionados a programação e a utilização de Arduíno como ferramenta para automação.

Quais os resultados que se espera da atividade? Espera-se com esta atividade: - contribuir para a melhoria na formação dos discentes, - integrar os discentes do curso, - contribuir para a redução da evasão do curso, - estimular o contato com a produção científica e ferramentas úteis a atuação profissional. A atividade será avaliada através do número de cursos oferecidos e de discentes que frequentarão estes cursos. O grupo avaliará também a atividade através de discussões onde os membros apresentarão suas percepções sobre os cursos oferecidos e a contribuição dos mesmos para sua formação. Também serão realizadas pesquisas de opinião com os participantes de cada curso.

Ver também: Graduação, PET