Estímulo a Pesquisa

Descrição: A Física é naturalmente uma ciência onde a pesquisa e inovação são presentes, sendo estas parte importante da atividade profissional do Físico. Assim, esta atividade dedica-se a inserção dos discentes membros do PET Física em atividades de pesquisa científica desenvolvidas na UFOP visando a realização de estágios de iniciação científica e a participação em projetos de pesquisa.

Objetivos: Fomentar a participação de discentes em atividades de pesquisa contribuindo para a ampliação de seusconhecimentos e formação profissional. Contribuir para a geração e difusão de conhecimento. - Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar - Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação - Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica,tecnológica e acadêmica - Contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação.

Como a atividade será realizada? Esta atividade de pesquisa se dará através da inserção dos discentes em grupos de pesquisa da UFOP. Semestralmente os discentes deverão apresentar um relatório de atividades e um seminário de divulgação e discussão científica com a temática de seu trabalho.

Quais os resultados que se espera da atividade? Participação dos discentes em atividades de pesquisa, Iniciação científica, palestras e seminários para a socialização dos resultados. O tutor auxiliará na colocação dos discentes em atividades de pesquisa que serão orientadas por docentes colaboradores. Os discentes deverão comprovar seu desempenho nestas atividades e realizar atividades de divulgação e socialização dos resultados contribuindo para a formação ampla de todos os membros do grupo

Ver também: Graduação, PET