Recepção e Integração dos Calouros

Descrição: Esta ação consiste em um grupo de atividades a serem realizadas por parte do PETFÍSICA em prol do calouros 2019 do curso de Física. Justifica-se a realização desta ação a partir dos altos índices de evasão dos cursos de Física, além que questões humanas e sociais que envolvem a adaptação do calouro ao seu curso, IES, nova cidade, etc.

Objetivos: Com esta atividade objetiva-se: - Impactar positivamente na redução dos índices de evasão no curso de Física; - Realizar atividades que instruam os calouros sobre a carreira escolhida; - Propiciar melhor adaptação dos calouros as condições e oportunidades oferecidas pela nossa IES; -Expandir e dar visibilidade as ações do PETFíSICA ampliando seu impacto no curso.

Como a atividade será realizada?  Esta ação contará com uma série de atividades: - Recepção aos calouros com a organização de uma seção de observação astronômica -Intervenção dos petianos junto a disciplinas do primeiro período, que também ocorrerá em virtude das atividades planejadas como a Tutoria . - Visitas guiadas ao Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB), em particular as instalações do Departamento de Física, - Inserção dos calouros nas atividades executadas pelo grupo. Incentivar os calouros a participar das seções de divulgação e discussão científica como as realizadas no âmbito da atividade Espaço Ciências; - Orientação dos calouros no que diz respeito as oportunidades ofertadas pela IES, como bolsas de permanência e moradia, e demais assuntos acadêmicos, como o planejamento e realização de matrícula.

Quais os resultados que se espera da atividade? Espera-se contribuir sobretudo para a redução do índice de evasão dos calouros no curso. No mesmo sentido, espera-se contribuir para o melhor rendimento destes discentes. Também visa-se ampliar e tornar visível as ações do PET no curso de Física e seus impactos positivos nesta comunidade.  A avaliação será feita através da monitoração da evasão ao longo do ano e da presença/participação dos calouros nas atividades disponibilizadas. Serão realizadas entrevistas com os calouros, periodicamente, visando determinar suas dúvidas, receios e satisfação com o curso.