
Grupo de pesquisa: Grupo Nano
Localização: ICEB I – sala 105
Coordenação: Prof. Ive Silvestre de Almeida
*Contato da coordenadora: ive.almeida@ufop.edu.br
Atividades desenvolvidas no laboratório
O Laboratório dedica-se à pesquisa em nanomateriais bidimensionais (2D) e de compósitos funcionais, com ênfase em sua síntese controlada, processamento, caracterização avançada óptica e elétrica e integração em dispositivos para aplicações em sensores, por exemplo.
Principais atividades:
* Síntese de nanomateriais 2D: O laboratório realiza crescimento controlado de materiais bidimensionais, especialmente dissulfeto de molibdênio (MoS2), por técnicas de deposição química em fase vapor (CVD). São investigados parâmetros como temperatura, precursores, tipos de substrato (SiO2, Al2O3, mica, cobre) e efeitos de dopagem, visando a obtenção de monocamadas, heteroestruturas e filmes com propriedades específicas.
* Produção e caracterização de nanocompósitos: O laboratório atua na formulação de tintas e compósitos baseados em nanocelulose e nanotubos de carbono (MWCNTs), estudando interações físico-químicas entre os elementos, estabilidade coloidal e fenômenos de percolação elétrica. A manipulação controlada das proporções e das condições de dispersão permite modular propriedades como condutividade elétrica e resposta sensorial a estímulos externos (umidade, íons, gases, sais, etc).
* Caracterização avançada: em colaboração com outros docentes da UFOP e outras instituições (como UFMG), são empregadas técnicas como espectroscopia Raman, microscopia de varredura por sonda (SPM), difração de raios X (XRD), microscopia eletrônica de varredura (SEM), fotoluminescência (PL), além de medidas elétricas e ópticas, para estudar morfologia, qualidade cristalina, número de camadas, efeitos de strain, dopagem e estabilidade dos nanomateriais estudados.
* Fabricação de dispositivos: O laboratório visa aplicar os materiais produzidos e estudados no desenvolvimento de dispositivos sensores resistivos, plataformas microfluídicas para estudos de interação dos materiais com gases e líquidos e dispositivos flexíveis.
* Estudos de interface e engenharia de substratos: Parte significativa das pesquisas investiga como a natureza do substrato e suas propriedades térmicas, químicas e topográficas afetam o crescimento de materiais 2D, como MoS2. São analisados aspectos como nucleação, formação de bordas, strain induzido e aderência, buscando otimizar processos para obtenção de filmes uniformes e de alta qualidade.
