100 Anos de Efeito Compton

Novembro 20, 2023
estudantes

Prof. Djalma Nardy Domingues, Novembro de 2023.

O Efeito Compton completou 100 anos.

E os estudantes de Física da UFOP sabem disto !!!

Em 1923 o físico norte−americano Arthur Holly Compton descreveu [1] seu trabalho experimental sobre o espalhamento de raios−X por uma amostra de grafite. Diferentemente do que se esperaria de acordo com a teoria (eletrodinâmica) clássica [2], Compton descobriu na radiação espalhada um componente com um
comprimento superior ao da radiação monocromática incidente, esta produzida pela linha característica Kα do molibdênio. Na discussão do artigo, Compton destaca que o espalhamento de raios−X observado é definitivamente um “fenômeno quântico” e que sua teoria proposta para o mesmo (apresentada no mesmo artigo),
em completa concordância com os resultados experimentais obtidos, fundamenta-se na suposição de que cada elétron participante (do espalhamento) espalha um “quantum completo” de radiação, que transporta quantidades definidas de energia e quantidade de movimento. Atualmente livros-texto introdutórios de Física Quântica comumente apresentam a teoria de Compton na forma de equações que, para este evento de espalhamento, traduzem a conservação da energia e também da quantidade de movimento.  Como é sabido por todo professor de Física, o experimento de Compton contribuiu para o estabelecimento de um dos fundamentos da então nascente Mecânica Quântica – a dualidade onda–partícula para a radiação eletromagnética. Por sua contribuição, Compton foi agraciado com o Prêmio Nobel em Física no ano de 1927.

estudantes

Os estudantes que aparecem na foto, muitos dos quais obterão em breve um diploma, estão entre os PRIMEIROS estudantes de graduação na história da UFOP a reproduzir, na forma de um experimento didático, é claro, o resultado obtido por Compton.

Parabéns aos estudantes !!!

--------------------------------------------

1. Arthur Holly Compton 1923, A Quantum Theory of the Scattering of X-rays by Light Elements, The Physical Review, Volume 21,
pp. 483−502.
2. Compton menciona, especialmente, a contribuição de J. J. Thomson para tal teoria.