A Astrobiologia, domínio científico que tem sido um dos mais dinâmicos em tempos recentes, estuda, de uma forma geral, os processos que levaram à emergência da vida no Cosmo. A descoberta dos exoplanetas, os novos resultados sobre a formação de moléculas complexas no meio cósmico e sua posterior propagação no espaço, a caracterização de organismos que vivem em condições físicas extremas, tornaram a Astrobiologia um tema científico de grande atualidade e em contínuo desenvolvimento.
A Seção Temática da presente edição dos Cadernos de Astronomia traz artigos de especialistas em Astrobiologia, fornecendo um painel abrangente sobre este assunto.
Ressalta-se também, nesta edição, os artigos sobre os telescópios James Webb e Gaia, a geofísica da Terra, a origem dos elementos químicos, o projeto GalileoMobile, os estudos de Laplace sobre órbitas planetárias e as novas teorias de gravidade modificada. Um dos artigos seminais da física moderna, relativo à relatividade restrita, é apresentado pela primeira vez em língua portuguesa. Os CdA trazem também um texto que reflete sobre a atualidade de Giordano Bruno.
Os Cadernos de Astronomia são uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo) e do Núcleo de Astrofísica e Cosmologia da UFES (Núcleo Cosmo-ufes).
A revista Cadernos de Astronomia pode ser acessada na página
www.periodicos.ufes.br/astrono
Editores responsáveis: Alan Toribio (UFES), Felipe Falciano (CBPF), Hermano Velten (UFOP),Júlio Fabris (UFES), Júnior Toniato (UFES)