Cadernos de Astronomia - v. 3 n. 2 (2022): Astrobiologia

Agosto 27, 2022
ca

A Astrobiologia, domínio científico que tem sido um dos mais dinâmicos em tempos recentes, estuda, de uma forma geral, os processos que levaram à emergência da vida no Cosmo. A descoberta dos exoplanetas, os novos resultados sobre a formação de moléculas complexas no meio cósmico e sua posterior propagação no espaço, a caracterização de organismos que vivem em condições físicas extremas, tornaram a Astrobiologia um tema científico de grande atualidade e em contínuo desenvolvimento.

A Seção Temática da presente edição dos Cadernos de Astronomia traz artigos de especialistas em Astrobiologia, fornecendo um painel abrangente sobre este assunto. 

Ressalta-se também, nesta edição,  os artigos sobre os telescópios James Webb e Gaia, a geofísica da Terra, a origem dos elementos químicos, o projeto GalileoMobile, os estudos de Laplace sobre órbitas planetárias e as novas teorias de gravidade modificada. Um dos artigos seminais da física moderna, relativo à relatividade restrita, é apresentado pela primeira vez em língua portuguesa. Os CdA trazem também um texto que reflete sobre a atualidade de Giordano Bruno.

Os Cadernos de Astronomia são uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo) e do Núcleo de Astrofísica e Cosmologia da UFES (Núcleo Cosmo-ufes).

A revista Cadernos de Astronomia pode ser acessada na página

www.periodicos.ufes.br/astronomia

Editores responsáveis: Alan Toribio (UFES), Felipe Falciano (CBPF), Hermano Velten (UFOP),Júlio Fabris (UFES), Júnior Toniato (UFES)