Oportunidades de Iniciação Científica

Editais PROPP/UFOP

 

IC

----------------------------------------------------------------

OPORTUNIDADE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Responsável: Profa. Ive Silvestre de Almeida (Departamento de Física - UFOP) Laboratório de Produção e processamento de nanomateriais – Grupo Nano Projeto: Crescimento e transferência de grafeno CVD (e outros materiais 2D) visando estudos de interação com líquidos em uma plataforma microfluídica. O grafeno é considerado o protótipo de um material bidimensional e até os dias atuais é considerado o cristal 2D mais fino existente. Ele pode ser entendido como uma rede hexagonal de átomos de carbono em que as ligações sigma no plano da rede são extremamente fortes e responsáveis pelas propriedades mecânicas do grafeno, enquanto as ligações covalentes delocalizadas perpendiculares ao plano determinam a estrutura eletrônica de baixa energia do grafeno. Devido a alta mobilidade dos portadores se comparado ao silício por exemplo e ao fato de “constituir-se apenas de superfície” é um material interessante para aplicações em sensores de gases e outras moléculas e líquidos. Em outras palavras, o grafeno tem suas propriedades elétricas facilmente alteradas pelo ambiente que o cerca. Adicionalmente, ele pode ser produzido em grandes áreas a partir da técnica de CVD (chemical vapor deposition) o que o torna um material prontamente aplicável na arquitetura top-down de fabricação de dispositivos, sendo facilmente modificado, esculpido e padronizado Neste contexto, este projeto tem como característica propiciar a um estudante de graduação o contato com diversas técnicas experimentais utilizadas no processamento de nanomateriais e objetiva inicialmente a produção de grafeno CVD de alta qualidade, com tamanho de grão maior do que 100 microns.

Financiamento: Projeto contemplado com bolsa do edital PIP/UFOP-2S
Duração: 1 ano Interessados enviar email com histórico e currículo para ive.almeida@ufop.edu.br até 20/07/19
Seleção: Análise de CV e histórico e entrevista.

----------------------------------------------------------------

IC astrofísica

----------------------------------------------------------------

 

Responsável: Profa. Ana Paula Moreira Barboza (Departamento de Física - UFOP)

Laboratório de Microscopia – Grupo Nano

Projeto PIBIC: Estudo da interação da melanina com diferentes clareadores ácidos por Microscopia de Varredura por Sonda

A melanina (C3H6N6) é um pigmento castanho produzido pelos melanócitos da pele. Trata-se de uma proteína responsável pela coloração da pele e cabelos dos mamíferos. A pigmentação irregular da pele é devida à produção de melanina de forma desigual, o que dá origem a diferentes patologias dermatológicas. Neste projeto a Microscopia de Varredura por Sonda será utilizada para investigar a interação de estruturas auto-construídas, da molécula de melanina, com ácidos, ditos clareadores pela dermatologia clínica. Serão feitos testes de solubilidade, evolução temporal das camadas, interação com radiação UV e com diferentes ácidos, os quais podem afetar a organização das mesmas. A ideia é entender os melhores mecanismos capazes desorganizar a molécula e, portanto, removê-la da superfície de interesse.

 

Projeto com bolsa

Interessados devem encaminhar email para: ana.barboza@ufop.edu.br

 

----------------------------------------------------------------

Responsável: Profa. Ive Silvestre de Almeida (Departamento de Física - UFOP)

Laboratório de Produção e processamento de nanomateriais – Grupo Nano

Projeto: Crescimento e transferência de grafeno CVD (e outros materiais 2D) visando estudos de interação com líquidos em uma plataforma microfluídica.

O grafeno é considerado o protótipo de um material bidimensional e até os dias atuais é considerado o cristal 2D mais fino existente. Ele pode ser entendido como uma rede hexagonal de átomos de carbono em que as ligações sigma no plano da rede são extremamente fortes e responsáveis pelas propriedades mecânicas do grafeno, enquanto as ligações covalentes delocalizadas perpendiculares ao plano determinam a estrutura eletrônica de baixa energia do grafeno. Devido a alta mobilidade dos portadores se comparado ao silício por exemplo e ao fato de “constituir-se apenas de superfície” é um material interessante para aplicações em sensores de gases e outras moléculas e líquidos. Em outras palavras, o grafeno tem suas propriedades elétricas facilmente alteradas pelo ambiente que o cerca. Adicionalmente, ele pode ser produzido em grandes áreas a partir da técnica de CVD (chemical vapor deposition) o que o torna um material prontamente aplicável na arquitetura top-down de fabricação de dispositivos, sendo facilmente modificado, esculpido e padronizado

Neste contexto, este projeto tem como característica propiciar a um estudante de graduação o contato com diversas técnicas experimentais utilizadas no processamento de nanomateriais e objetiva inicialmente a produção de grafeno CVD de alta qualidade, com tamanho de grão maior do que 100 microns.

Sobre bolsa: Há possibilidade – a depender do resultado divulgado pela PROPP.

Duração: mínimo de 6 meses.

Interessados enviar email para ive.almeida@ufop.edu.br
 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Oportunidade – Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Compósitos poliméricos funcionais reforçados com materiais nanoestruturados obtidos a partir de minerais

Período: 01/08/2019 a 31/07/2020
Orientador: Professora Mariana de Castro Prado / DEFIS-ICEB
Bolsa: há possibilidade, a ser confirmada.

Projeto: obtenção de compósitos poliméricos funcionais com desempenho mecânico e térmico melhorado através da adição de materiais nanoestruturados. Estes serão obtidos pela técnica de esfoliação em fase líquida, a partir de minerais. Mais informações pelo e-mail mariana.prado@ufop.edu.br ou na sala 66 – ICEB1. Perfil do aluno: preferencialmente dos cursos de física ou química. Interesse em participar de projeto de pesquisa e aprender técnicas de produção e caracterização de nanomateriais e compósitos poliméricos. O aluno de iniciação se integrará a uma equipe já existente, aprendendo a realizar os procedimentos e operar os equipamentos necessários para desenvolvimento do projeto. Disponibilidade de 20 horas semanais (caso seja contemplado com bolsa; o aluno voluntário pode ter a carga horária reduzida). Atender demais demandas do edital PIBITI/CNPq/UFOP Nº 04/2019. Seleção: entrevista e análise de currículo. Enviar e-mail manifestando interesse para mariana.prado@ufop.edu.br até dia 16/06.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Oportunidade – Iniciação Científica Novo nanomaterial bidimensional a partir da hematita
Período: 01/08/2019 a 31/07/2020
Orientador: Professora Mariana de Castro Prado / DEFIS-ICEB
Bolsa: há possibilidade, a ser confirmada.

Projeto: Obtenção e caracterização de um material nanoestruturado bidimensional a partir da hematita. Utilização do método de esfoliação em fase líquida para obtenção de nanocamadas de hematita, a partir do pó do mineral. Após obtenção, o material será caracterizado principalmente pela técnica de microscopia de varredura por sonda. Mais informações pelo e-mail mariana.prado@ufop.edu.br ou na sala 66 – ICEB1. Perfil do aluno: preferencialmente dos cursos de física ou química. Interesse em participar de projeto de pesquisa e aprender técnicas de produção e caracterização de nanomateriais. O aluno de iniciação participará de todas as etapas do projeto, aprendendo a realizar os procedimentos e operar os equipamentos necessários. Disponibilidade de 20 horas semanais (caso seja contemplado com bolsa; o aluno voluntário pode ter a carga horária reduzida). Atender demais demandas do edital PIBIC/PIBIC-AF/CNPq/UFOP Nº 03/2019. Seleção: entrevista e análise de currículo. Enviar e-mail manifestando interesse para mariana.prado@ufop.edu.br até dia 16/06.

Ver também: Graduação, pesquisa