Chamada para bolsa de pós-doutorado em Física e/ou Física de Materiais no projeto “Novos materiais bidimensionais a partir de minerais abundantes: agregação de valor e aplicações estratégicas”.

Dezembro 4, 2023

Chamada para bolsa de pós-doutorado em Física e/ou Física de Materiais

 

Essa chamada destina-se aos candidatos interessados em realizar pesquisa de pós-doutorado no projeto “Novos materiais bidimensionais a partir de minerais abundantes: agregação de valor e aplicações estratégicas”.

O projeto visa explorar as propriedades físicas e químicas de novos materiais bidimensionais derivados de minerais abundantes, como grafite, calcita, mica, talco, entre outros, e suas potenciais aplicações em áreas como nanotecnologia, energia, eletrônica, óptica, magnetismo e biomedicina.

O bolsista poderá trabalhar tanto com uma linha de pesquisa experimental, trabalhando com técnicas de esfoliação, crescimento, preparação e caracterização de materiais bidimensionais, como microscopia de força atômica (AFM), espectroscopia Raman, difração de raios X, entre outras, quanto com uma linha de pesquisa teórica, utilizando simulação de materiais baseados em métodos de primeiros princípios ou dinâmica molecular, com pacotes como Quantum Espresso, VASP, LAMMPS, entre outros.

O bolsista deverá ter doutorado em Física, Física de Materiais, Química, Engenharia de Materiais ou áreas afins, e ter experiência comprovada em pesquisa na área de materiais bidimensionais. O bolsista deverá também ter bom domínio do inglês, capacidade de trabalhar em equipe e de publicar resultados em periódicos de alto impacto.

Há 2 bolsas disponíveis. As bolsas terão duração de 12 meses, podendo ser renovada por mais 6 meses, mediante avaliação do desempenho do bolsista e da disponibilidade de recursos. O valor da bolsa é de R$ 5.200,00 mensais, conforme a tabela da CAPES.

Os interessados deverão enviar os seguintes documentos para o e-mail do coordenador do projeto, Prof. Dr. Bernardo Neves (bernardo@fisica.ufmg.br), até o dia 15 de janeiro de 2023:

 

  • Curriculum vitae atualizado, preferencialmente no formato Lattes;

  • Carta de apresentação, explicando a motivação e o interesse pelo projeto, e indicando a linha de pesquisa de preferência (experimental ou teórica);

  • Uma carta de recomendação de pesquisadores que possam avaliar o desempenho acadêmico e científico do candidato.

O processo seletivo consistirá na análise dos documentos enviados e, possivelmente, na realização de uma entrevista online com o coordenador do projeto e os demais membros da equipe de pesquisa (entre os dias 16/01 e 19/01/24). O resultado será divulgado até o dia 22 de janeiro de 2024.

Para mais informações sobre o projeto, entre em contato com o Prof. Dr. Bernardo Neves pelo e-mail bernardo@fisica.ufmg.br ou prof. Dr. Matheus Matos no e-mail matheusmatos@ufop.edu.br (https://nano.ufop.br/)