Dia do Físico - 19/05

Maio 19, 2024
gsc2

No Brasil, o dia 19 de maio é dedicado à celebração do Dia do Físico. Este é um momento especial para homenagear todos os profissionais da Física, reconhecendo suas contribuições essenciais para o avanço da ciência e tecnologia em nosso país.

A Sociedade Brasileira de Física (SBF) deixou uma mensagem inspiradora para todos os físicos e físicas, ressaltando os desafios e as conquistas da profissão. A SBF felicita seus associados pelo Dia do(a) Físico(a) e reforça seu compromisso em ampliar a presença da ciência tanto nas universidades quanto nas empresas.

Desafios e Oportunidades na Física
Rodrigo Capaz, presidente da SBF, destaca alguns dos principais desafios que a Física enfrenta atualmente. Entre eles estão a necessidade de reformular os currículos acadêmicos e as metodologias de ensino, promover a diversidade de gênero na ciência e ampliar as áreas de atuação dos profissionais de Física, que hoje estão majoritariamente restritas à academia.

Capaz aponta que o ensino da Física precisa se atualizar para tornar-se mais atraente aos alunos, incluindo aspectos ligados à inovação. Além disso, é fundamental valorizar a formação de professores de Física, visando tornar o ensino da ciência mais envolvente desde o Ensino Médio. "Desde o Ensino Fundamental, é importante incentivar a participação das mulheres na Física e na ciência", afirma Capaz. "Isso valoriza a Física como um todo e é um desafio global, não apenas brasileiro."

Expansão do Mercado para Físicos
A SBF também está empenhada em ampliar o mercado de trabalho para físicos e físicas fora da academia. Atualmente, apesar de existirem físicos atuando em empresas, essa porcentagem é pequena em comparação com países como os Estados Unidos, onde a maioria dos graduados em Física trabalha no setor privado.

Para mudar esse cenário, a SBF está buscando apoio político para a aprovação do Projeto de Lei 1802/22, que visa criar o Conselho Federal de Física e os conselhos regionais da categoria. Este projeto tem como objetivo regulamentar a profissão de físico(a), oferecendo maior segurança aos profissionais, especialmente aqueles que atuam em áreas como Física Médica e consultoria em engenharia.

Um Futuro Promissor
"Com ações nas áreas de ensino e na defesa de pautas de interesse da classe, a SBF busca assegurar um ambiente plural que instigue as novas gerações na ciência. O Dia do(a) Físico(a) nos leva a ressaltar nosso amor por essa carreira e renova nossa confiança de que conseguiremos superar os desafios", conclui Capaz.

Neste Dia do Físico, celebramos o compromisso, a paixão e a inovação de todos os profissionais da Física. Parabéns a todos os físicos e físicas do Brasil!

Fonte: Sociedade Brasileira de Física (sbfisica.org.br)
Por: Roger Marzochi