Ex-alunos de Física da UFOP

Julho 4, 2022
science

Recentemente alguns ex-alunos da UFOP tiveram um detaque na física por seus trabalhos em Mecânica Quântica. O Pedro Ruas e Ismael Paiva formaram no curso em 2010. Abaixo apresentamos mais detalhes sobre a trajetória deles e alguns de seus trabalhos de destaque. 

Ex-alunos de Física da UFOP

 

Dr. Pedro Ruas Diegues, físico formado pelo curso de bacharelado em Física na UFOP em 2010 e com Mestrado em Física pela UFMG em 2013 e Doutorado em Física pela UFPR em 2018. Fez um estágio de pós-doutoramento na UFABC e atualmente faz estágio de pós-doutoramento no International Centre for Theory of Quantum Technologies (ICTQT) em Gdansk na Polõnia. Pedro é especialista em fundamentos de Mecânica Quântica e Informação Quântica, tendo publicado diversos artigos na área. Recentemente, em abril deste ano, publicou um artigo na Nature Communications juntamente com colegas da UFABC que tem provocado impacto na comunidade de fundamentos de Física Quântica. O link do artigo original pode ser encontrado aqui:

https://rdcu.be/cQXF6

Um artigo na revista Galileu sobre esse resultado pode ser encontrado em

Estudo brasileiro confirma um dos principais fundamentos da física quântica - Revista Galileu | Ciência (globo.com)

Assim como na agência Fapesp:

Experimento brasileiro confirma um dos principais fundamentos da física quântica | AGÊNCIA FAPESP

E um artigo recente na revista Popular Mechanics sobre esse mesmo resultado pode ser encontrado no link abaixo:

Objective Reality May Not Exist, Scientists Say | Quantum Reality (popularmechanics.com)

 

Dr. Ismael Lucas de Paiva, físico formado pelo curso de bacharelado em Física na UFOP em 2010 e com Mestrado em Física pela UFMG em 2013 e Doutorado em Física pela Chapman University, California em 2020 sob supervisão do Dr. Yakir Aharonov. |Ismael é especialista em fundamentos de Mecânica Quântica e Informação Quântica, tendo publicado diversos artigos na área. Faz, atualmente, estágio de pós-doutoramento na Faculty of Engineering and the Institute of Nanotechnology and Advanced Materials em IsraelAlgumas de suas últimas publicações podem ser encontradas em:

Phys. Rev. A 105, 042207 (2022) - Dynamical nonlocality in quantum time via modular operators (aps.org)

E em:

Flow of time during energy measurements and the resulting time-energy uncertainty relations – Quantum (quantum-journal.org)