Prof. Julio Cesar Siqueira Rocha

Julio Cesar Siqueira Rocha

Formação:
Doutor, mestre e bacharel em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Estágio de pós-doutoramento na University of Georgia - USA

Colaboradores:

Bismarck Vaz da Costa - UFMG
Lucas Alvares da Silva Mól - UFMG
Bruno Barbosa Rodrigues - Petrobras
Tatiana Pena Figueiredo - Unimontes

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6622284509610818

Linhas de pesquisa:

Tenho interesse em física computacional, atuando principalmente na compreensão básica de transições de fase através dos zeros da função de partição canônica (zeros de Fisher), análise microcanônica e canônica. Desenvolvimento de técnicas computacionais para simulação de polímeros. Estudo do magnetismo em superfícies e nano-partículas.

Trabalhos recentes:

Atualmente colaboro com o desenvolvimento de uma técnica capaz de obter os zeros da função de partição a partir da densidade de probabilidade canônica. Recentemente obtivemos os mapas de zeros para o modelo XY com intuito de caracterizar univocamente uma transição de ordem infinita (transição BKT). Além disso, utilizamos os mapas de zeros de Fisher para caracterizar transições em sistemas finitos.

Julio Cesar Siqueira Rocha
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Instituto de Ciências Exatas e Biológicas
Departamento de Física
ICEB I, Sala 80
Ouro Preto, MG - Brazil. 35400-000.

email: jcsrocha@gmail.com